O Auditório Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), sedia hoje o I Seminário da Procuradoria Especial da Mulher da ALBA e o Encontro da Procuradoria da Mulher da Câmara dos Deputados Itinerante. O evento, que ocorre das 9h às 17h, é uma parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e a União dos Vereadores e Vereadoras do Brasil, Subseção Bahia.
O seminário aborda temas vitais para o empoderamento feminino e a segurança das mulheres. Entre os tópicos estão as eleições de 2024, o enfrentamento à violência contra as mulheres, a violência online, o empreendedorismo e a autonomia financeira. Além disso, discute-se como criar, subsidiar e fortalecer as Procuradorias Especiais da Mulher nos municípios.
Participação de Rita Soraia
Destaque na programação é a participação de Rita Soraia, presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz Cabrália. Conhecida por suas políticas de proteção à mulher, Soraia traz ao evento sua experiência com ações como o bloco “Respeita as Minas”, que promoveu mensagens importantes de respeito e igualdade em Coroa Vermelha. Sua parceria com a Tenente-Coronel Denice, uma figura proeminente na segurança pública da Bahia, é um exemplo de esforços conjuntos para fortalecer a proteção feminina.
“É uma honra poder estar aqui neste belíssimo encontro representando as mulheres de Santa Cruz Cabrália e Costa do Descobrimento.
Estou presidente da Câmara naquela cidade e sei da importância de eventos como esse para que possamos fortalecer a participação da mulher nas políticas públicas para melhorarmos cada dia mais a qualidade de vida do nosso povo.” disse a vereadora na abertura do seu discurso.
Precisamos estar mais e mais unidos a cada dia e são momentos como esse que fazem a diferença.
“Quero parabenizar a deputada Fabíola Mansur que está a frente deste evento, e dizer o quanto é importante a discussão destas pautas que são tão urgentes para nós mulheres como a maior participação das mulheres na política, o enfrentamento à violência contra as mulheres; enfrentamento à violência online; empreendedorismo e autonomia financeira para proteger as famílias que mais precisam.
Sou uma ativista contra toda forma de violência e preconceito e estarei sempre aqui a disposição para militar nessa batalha.
Contem comigo, muito obrigada.” finalizou a presidente da Câmara Municipal de Cabrália.
A vereadora também é responsável por uma lei municipal que proíbe a contratação, por órgãos públicos do município, de pessoas condenadas por violência contra a mulher. Além disso, dedicou o mês de agosto ao movimento “Agosto Lilás”, focado na conscientização sobre a prevenção e combate à violência de gênero.
Um Dia de Reflexão e Ação
O seminário é um marco na luta pelos direitos das mulheres na Bahia, reunindo líderes e especialistas para discutir e propor soluções práticas para os desafios enfrentados pelas mulheres. A iniciativa busca engajar a sociedade na luta contra a violência de gênero e promover uma cultura de respeito e igualdade.