A vinda do presidente Lula a Teixeira de Freitas deixou bem clara a estratégia da esquerda de derrotar o candidato de Bolsonaro na cidade. A ausência calculada do prefeito Marcelo Belitardo na inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias parece mais uma tentativa de buscar uma aproximação com o eleitor de direita do que um rompimento com a esquerda.
Isso porque Belitardo é apoiado pelo deputado federal Josias Gomes do PT e tem diversos secretários ligados à esquerda, além da REDE e PSOL como partidos de sua base para reeleição. Porém para vencer ele precisa angariar votos da direita cujo candidato é o Coronel França.
O que se sabe é que o prefeito organizou a visita do presidente Lula na cidade, inclusive almoçando com o governador Jerônimo do PT. A estratégia de Belitardo é provocar dúvida no eleitor da direita para facilitar sua reeleição. Se reeleito contudo, deverá se juntar à base do governo petista.
Segundo informações, um dos pedidos do prefeito foi que não fosse dada visibilidade aos concorrentes, Léo Brito, Uldurico Pinto e Eujácio sendo estes barrados na entrada do palanque.